Selecção solidária com Cabo Verde até em campo

Portugal saiu hoje derrotado, por 2-0, do encontro particular com Cabo Verde, cuja receita revertia a favor das vítimas do vulcão da ilha do Fogo.

Selecção solidária com Cabo Verde até em campo

A causa solidária estendeu-se ao relvado e uma Selecção capitaneada por Hugo Almeida, constituída por jogadores de segunda linha, foi incapaz de contrariar a motivação caboverdiana.

Portugal só criou perigo numa ocasião, quando Bernardo Silva, uma das poucas exibições, correspondeu a um cruzamento de Vieirinha, à passagem dos 19 minutos. O médio do Mónaco surgiu em boa posição, mas o remate saiu fraco.

O jogo estava equilibrado, com Cabo Verde a mostrar-se atrevido e a ver recompensada essa atitude num cruzamento de Odair Fortes que só parou na baliza da Anthony Lopes, hoje titular na baliza portuguesa. O guarda-redes do Lyon foi traído pela trajectória da bola.

Decorria o minuto 37 e pouco depois, aos 43, Gegé fez o segundo golo dos africanos, na sequência de um canto.

Após o intervalo, Ukra deu alguma vivacidade ao flanco esquerdo, mas sem consequências para Cabo Verde, que ficou ainda mais senhor do jogo quando, aos 59 minutos, André Pinto carregou um adversário que seguia isolado e foi expulso.

Nos últimos 30 minutos, os caboverdianos controlaram a vantagem e as substituições operadas por Fernando Santos nada mudaram.

Portugal entrou em campo com o seguinte onze: Anthony Lopes; Cedric, Paulo Oliveira, André Pinto e Antunes; Adrien, João Mário e André Gomes; Bernardo Silva, Hugo Almeida e Vieirinha. Na segunda parte entraram Ukra, Danilo, Éder, Pizzi, André André e André Almeida.