Muhammadu Buhari é o novo presidente da Nigéria

Muhammadu Buhari venceu as eleições presidenciais na Nigéria, o país mais populoso de África, derrotando o Presidente Goodluck Jonathan. Os resultados finais foram avançados, esta terça-feira, pela Comissão Nacional de Eleitores

Muhammadu Buhari é o novo presidente da Nigéria

O muçulmano Buhari, apoiado pelo Congresso Progressista (APC, na sigla inglesa), venceu o antigo Presidente por cerca de dois milhões de votos, avança a CNN.

O cristão Jonathan, do Partido Democrático do Povo (PDP), já reconheceu a derrota. Num comunicado, agradece aos nigerianos a oportunidade de teve de liderar o país. “Prometi umas eleições livres e justas. Mantive a minha promessa”, disse o antigo líder.

Esta foi das eleições mais renhidas desde o regresso à democracia em 1999. Actualmente enfrentam uma crise petrolífera, corrupção, desemprego e o terrorismo do Boko Haram.  

Muhammadu Buhari já liderou o país, nos anos 80, após um golpe de Estado. O antigo general é encarado como um salvador da pátria, o homem que pode fazer frente à corrupção, à pobreza, a uma taxa de desemprego que ronda os 24% e ao terrorismo.

No ano passado, sobreviveu a um ataque dos homens do BH, que ele rotula de “intolerantes mascarados de muçulmanos”, opinião que lhe tem valido a intenção de voto também dos cristãos.