Férias da Páscoa aquecem turismo

Estas mini-férias da Páscoa prometem trazer crescimento ao turismo em Portugal, com o Algarve a destacar-se como o destino mais concorrido.

A região é a mais procurada pelo mercado interno. Os hoteleiros esperam aumentos entre 5% e 6% na ocupação, face à Páscoa de 2014. As expectativas iniciais rondavam os 3%.

Por estes dias esperam-se 500 mil turistas no Algarve, duplicando a habitual população. “Se considerarmos as camas na hotelaria, as segundas residências, as camas não classificadas e as casas de familiares e amigos, as previsões não andarão muito longe de termos um milhão de pessoas no Algarve neste período”, contabiliza ao SOL Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

O responsável antecipa mais 3% de receitas na hotelaria. Portugueses, espanhóis e britânicos são os principais clientes.

Mas também nas outras regiões do país se prevê crescimento, até porque o bom tempo estimulou as reservas de última hora.

“Tudo indica que 2015 será um ano melhor do que 2014 e portanto a Páscoa também será melhor”, revela Vítor Costa, director-geral da Associação de Turismo de Lisboa. “O primeiro mercado é o espanhol, que é muito sensível a esta altura do ano, mas franceses ou italianos também estão a aumentar”, pormenoriza.

Já na região Centro prevê-se uma Páscoa muito positiva devido à procura dos espanhóis, tal como acontece a norte – onde as festividades pascais deverão gerar um ligeiro aumento nos resultados do turismo.

Os principais hoteleiros estão optimistas. “Nas unidades do Pestana – hotéis e Pousadas de Portugal – verifica-se uma variação positiva nas receitas”, confirma Luigi Valle, administrador do maior grupo hoteleiro português. Nas Pousadas, no Algarve e na Madeira, a evolução é a dois dígitos, particulariza.

Portugueses viajam mais

Também o Vila Galé está com uma ocupação média de 90% na sua rede de 18 hotéis no país. No Algarve, algumas estão esgotadas. “Houve um número significativo de reservas nos últimos 15 dias. O tempo bom terá ajudado bastante”, diz o administrador Gonçalo Rebelo de Almeida.

O cenário repete-se nos hotéis mais económicos. Na Ibis, afirma fonte da rede francesa, “a tendência é de crescimento das taxas de ocupação”, sobretudo em Lisboa e Porto. Brasileiros, espanhóis e franceses são dos principais clientes.

A perspectiva da retoma em 2015 também estará a levar mais portugueses a viajar. Caraíbas, Brasil, Cabo Verde, capitais europeias ou Disneyland Paris estão entre os destinos preferidos. Cá, além do Algarve, os agentes de viagens destacam a procura pelas ilhas.

“A venda de férias para a Páscoa foi positiva e prevemos crescimento face a 2014”, antecipa Margarida Blattmann, directora de marketing da Springwater Tourism (ex- Espírito Santo Viagens), que detém as agências Top Atlântico.

Nesta rede houve promoções para “potenciar vendas e resultados”. Mas “a saída da troika e a perspectiva de que 2015 seja um ano de retoma parece estar a ter um impacto positivo na procura de viagens de férias. Na Páscoa já se sentiu, mas está a sentir-se principalmente na procura antecipada de férias de Verão que, face a igual período do ano passado, já regista um crescimento significativo”, nota a responsável.

Já nas agências Abreu a procura “está nivelada com a Páscoa anterior”. Nesta rede não foi preciso baixar preços ou fazer promoções para captar clientes, assegura fonte oficial. “A Páscoa é época alta, não é tempo de promoções”, sustenta. Nos últimos anos, devido à crise, a agressividade nos preços foi uma tendência das agências de viagens.

ana.serafim@sol.pt