Mega-investimento nas minas de Torre de Moncorvo

A companhia mineira Rio Tinto está a preparar um investimento que rondará os 3,5 mil milhões de euros em Trás-os-Montes. Trata-se, apurou o SOL, «do maior projecto de investimento que já existiu em Portugal» a que o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, aludiu no final de Setembro, no Prós e Contras, da RTP, sem…

a empresa anglo-australiana quer explorar as reservas de minério de ferro existentes na zona de torre de moncorvo. a concessão foi adjudicada em 2008 à portuguesa mti-ferro de moncorvo. a empresa tem vindo a avaliar o potencial das reservas existentes na região e, efectuados os estudos, tomou a iniciativa de contactar a gigante mundial do sector mineiro, devido ao elevado investimento que será necessário efectuar.

«não há dinheiro para investir em portugal. a rio tinto foi escolhida por ter capacidade para suportar um investimento desta dimensão e possui tecnologia bastante avançada», diz ao sol fonte próxima do processo.

até agora, o maior investimento efectuado no país foi realizado na fábrica de automóveis da autoeuropa, em palmela. em 1991, foram aplicados dois mil milhões de euros na unidade.

frederico.pinheiro@sol.pt e helena.pereira@sol.pt