É oficial. O chocolate (e não só) reduz mesmo o stress

Quer aliviar o stress mas não lhe apetece fazer exercício físico? Não é fã de meditação? Não tem problema, pode sempre recorrer ao chocolate. Ou a qualquer outro alimento ‘carregado’ de açúcar. E sim, desta vez é oficial.

Um estudo, realizado pela University of California, em Davis, concluiu que consumir comida com açúcar alivia o stress, uma vez que impedem a libertação de cortisol, uma hormona libertada em situações de stress, e diminuem as respostas automáticas do cérebro nestas ocasiões, explica o Metro

O estudo foi feito com dois grupos de pessoas, em que um grupo consumia bebidas gasosas com açúcar e o outro bebidas com adoçantes. 

“Os resultados sugerem que os diferentes hábitos de alimentação podem explicar porque há pessoas que reagem pouco a situações stressantes, enquanto outros reagem em demasia”, refere Kevin D. Laugero, da University of California.

O investigador, porém, realça um 'problema' com esta descoberta. “A preocupação é que o stress emocional, ou psicológico, possa provocar um consumo excessivo de açúcar”, explica, acrescentando que pode ter efeitos nocivos para a saúde, como a obesidade.