Esta localidade portuguesa pode ser Capital Europeia da Juventude em 2018

Cascais foi hoje incluída na lista de cinco finalistas candidatos a Capital Europeia da Juventude 2018, a única localidade portuguesa a concorrer com cidades da Hungria, Reino Unido, Sérvia e Itália.

A decisão foi hoje conhecida através da plataforma 'online' da Capital Europeia da Juventude 2018, uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude.

 

Além de Cascais, também Coimbra e Angra do Heroísmo constavam da lista de 20 candidatos, mas só o concelho localizado na Costa do Estoril, pertencente ao distrito de Lisboa, foi eleito para integrar os cinco favoritos.

 

Para a vereadora da Juventude da Câmara de Cascais, Catarina Marques Vieira, a corrida à organização Capital Europeia da Juventude 2018 é "para ganhar".

 

"Concorreram 20 cidades de toda a Europa, incluindo capitais de grandes países. Restam cinco. Isto prova a qualidade das políticas de juventude da Câmara de Cascais, já reconhecidas ao nível europeu. É também um sinal da força, energia e dinâmica da juventude de Cascais", disse a vereadora, numa nota enviada à Lusa.

 

Catarina Marques Vieira apelou ainda ao "entusiasmo e mobilização dos jovens portugueses", sublinhando que, "de hoje em diante, a candidatura de Cascais é do país".

 

Kecskemét (Hungria), Manchester (Reino Unido), Novi Sad (Sérvia) e Perugia (Itália) são as outras cidades a concurso.

 

Segundo a organização, as cinco cidades finalistas vão agora a uma segunda ronda da competição, na qual terão de apresentar, até 28 de Junho, uma candidatura mais detalhada com um programa extensivo de eventos jovens a nível cultural, social e politico e actividades.

 

O vencedor será conhecido em Novembro, em Ganja, no Azerbaijão, Capital Europeia da Juventude em 2016.

 

Este ano, é a vez de Cluj, na Roménia, organizar a iniciativa, sendo que Ganja, no Azerbaijão, e Varna, na Bulgária, vão receber o evento em 2016 e 2017, respectivamente.

Lusa/SOL