Primeiro-ministro do Luxemburgo casa com o namorado

O primeiro-ministro luxemburguês Xavier Bettel vai casar esta sexta-feira com o seu namorado, tornando-se no primeiro chefe de Governo da União Europeia a co-protagonizar um matrimónio homossexual.

Bettel, 42 anos, chefia um Governo liberal que recentemente apresentou uma proposta de lei, entretanto aprovada, para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para além do primeiro-ministro, também o número dois deste Executivo assumiu publicamente a sua homossexualidade, Etienne Scheider.

O anterior Governo foi chefiado durante 18 anos pelo democrata-cristão Jean-Claude Juncker, o actual presidente da Comissão Europeia.

O casamento desta sexta-feira será privado, mas poderá contar com convidados mediáticos como o primeiro-ministro britânico David Cameron.

Apesar da união ser inédita na União Europeia – no que diz respeito a chefes de Governo – foi a Islândia que fez história em 2010, quando a então primeira-ministra Johanna Sigurdadottir se tornou na primeira governante mundial a casar com uma pessoa do mesmo sexo.