Papa pede aos pais implicação plena na educação dos filhos

O papa Francisco pediu hoje aos pais que “se impliquem plenamente na educação dos filhos”, criticando que se entregue a educação das crianças só aos chamados peritos.

Papa pede aos pais implicação plena na educação dos filhos

"Se a educação familiar recuperar o protagonismo, muitas coisas vão melhorar. É hora de que pais e mães regressem do exílio e se impliquem plenamente na educação dos filhos", disse, na audiência geral de quarta-feira na praça de São Pedro.

"Que difícil é para os pais educarem os filhos quando só os veem ao fim do dia e voltam a casa cansados", afirmou no início da intervenção.

Sublinhou que "ainda é mais difícil para os pais separados".

O papa lamentou que "intelectuais de todo o tipo tenham calado os pais de mil maneiras para defender as jovens gerações dos danos – verdadeiros ou alegados – da educação familiar".

Francisco criticou a presença dos chamados peritos, que sabem tudo e os pais devem apenas "ouvir, aprender e adaptar-se (…) privando-os do seu papel (…) e tornando-os excessivamente apreensivos e possessivos com os filhos, até chegarem à altura de nunca os corrigirem".

O papa considerou que "a aliança educativa está em crise atualmente" e como exemplo referiu-se "às tensões e desconfiança entre pais e professores".

Jorge Bergoglio reconheceu que agora ninguém tem tempo para "falar, refletir e debater", pois "muitos pais estão sequestrados pelo trabalho e outras preocupações, sobrecarregados pelas novas exigências dos filhos e da complexidade da vida atual, ficando paralisados quando é preciso agir".

"O papel dos pais é insubstituível, só eles podem compensar alguns erros", sublinhou.

Francisco aconselhou também os pais a não exasperarem os filhos, nem os desaninem "ao pedir coisas que sabem que não podem fazer". 

Aos pais separados, Francisco pediu que "não façam dos filhos reféns", já que, por vezes, nas discussões "são os filhos que carregam o peso da separação".

Lusa/SOL