Explicador: procura-se

O fim do ano escolar está à porta. Para alguns alunos, é sinónimo de férias, mas para outros significa o início de um dos períodos lectivos mais temidos – o de exames. E, nesta altura do ano, intensifica-se o recurso a explicadores e ao apoio escolar.

Dantes, descobria-se um explicador através do boca-a-boca ou porque o centro de explicações era perto de casa. Hoje, a realidade mudou e cada vez mais alunos e explicadores recorrem à internet para se encontrarem.

O ensino online assumiu particular significado quando em 2008 Salman Khan criou a Khan Academy. Em 2004, Khan, que residia em Boston, nos Estados Unidos, começou a dar explicações de matemática por telemóvel a uma prima que morava a quilómetros de distância. Mais tarde começou a publicar aulas e tutoriais de matemática e ciências e em 2008, os vídeos que publicava no youtube eram vistos por milhares de pessoas. Daí a nascer a Khan Academy (desde o ano passado disponível em tradução para o português do Brasil), foi um passo.

Em Portugal há também várias opções disponíveis e o SOL falou com alguns prestadores destes serviços.

Feito por alunos, para alunos

O Portal da Sabedoria foi lançado em Março de 2013 por Francisco João Lopes e Rogério Jorge, que desde 2009 publicava vídeos educativos no canal do YouTube “matmania 1”, ainda enquanto estudante do ensino secundário. Os dois colegas perceberam que o projecto de Rogério podia ir mais longe, e assim surgiu o Portal.

Aqui, o conhecimento – mais direccionado para alunos do ensino superior – é partilhado por alunos de excelência de várias áreas,  como a Física, a Matemática, a Economia e a Medicina, entre outras. Os conteúdos são disponibilizados por duas vias: vídeos gratuitos online ou explicações presenciais, por enquanto apenas em Lisboa.

Segundo Francisco João Lopes, um dos grandes atributos do projecto é a “proximidade aluno-aluno, que permite que os alunos ouvintes entendam bastante melhor os conteúdos, pois o discurso é mais nivelado”.

Apesar dos vídeos serem feitos por estudantes, a sua validade científica não é descurada. “No caso da Física e da Medicina, os vídeos são validados pela Sociedade Portuguesa de Física e Sociedade Anatómica Portuguesa, respectivamente. Antes de serem colocados online são ainda revistos pelo coordenador de área, um estudante sénior e já com larga experiência.”

Contra o bicho papão da Matemática – online, claro está

Vítor Pereira foi um dos primeiros a partilhar vídeos com resoluções de exercícios de Matemática, a disciplina mais problemática para os alunos. Professor desta disciplina, deu aulas apenas um ano antes de decidir que ia ser unicamente explicador. “Na altura, a situação da colocação dos professores já estava difícil e eu optei por não concorrer mais”.

Residente em Castelo Branco, começou por “dar as explicações ditas normais, ou seja, presenciais”. Em 2010, cria um site onde oferece os seus serviços, nomeadamente explicações individuais dadas por videoconferência. Mas “o preço cobrado acabava por ser elevado, visto que era uma explicação normal, apenas à distância”.

Assim, começou a colocar vídeos no youtube no canal Explicamat, que já tem quase nove milhões de visualizações e mais de 18.000 subscritores. Ao todo, conta com 1927 vídeos gratuitos onde são resolvidos exercícios sobre a matéria do programa nacional de Matemática A, essencialmente do 12º. Ano.

Além desta via, Vítor Pereira tem um site também chamado Explicamat, onde são vendidos pacotes de apoio ao estudo. “Envio pelo correio, em papel, os exercícios, e os alunos depois têm acesso às correcções no site entrando com uma password”.

Nesta altura do ano recebe mais pedidos de ajuda. “Durante Abril, Maio e Junho os alunos procuram bastante os meus serviços. No entanto, alguns já se preocupam em ser acompanhados o ano todo e compram os pacotes de apoio logo em Setembro”.

Além deste molde, há ainda uma “turma de alto rendimento”, onde os alunos compram apoio ilimitado  e podem ligar ao professor à hora que precisarem. Rendido às novas tecnologias, o Explicamat, para o ano, será uma plataforma ainda mais completa e adaptável aos tablets e telemóveis.

Entrega ao domicílio

Em 2007, Rosa Mendes e Pedro Ramos começaram a empresa que se viria a tornar no maior centro de apoio escolar ao domicílio do país, abrangendo Lisboa, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Faro.

Neste momento, a Nota Êxito tem 200 colaboradores, entre professores e explicadores,  que prestam quase duas mil sessões de apoio escolar por mês ao domicílio. Disponíveis 24 horas por dia, já receberam “pedidos de aulas às 5h30 da manhã, para um teste que se ia realizar às 8h00!”.

O que oferecem é um serviço personalizado e acompanhado  – todos os meses, são enviados aos encarregados de educação relatórios mensais dos professores sobre o trabalho desenvolvido e sobre a evolução do aluno. Antes dos apoios começarem, professores e alunos são sujeitos a um questionário que permite à empresa “adequar a personalidade do professor ao aluno, uma das chaves essenciais para o sucesso”.

Rosa e Paulo conhecem todos os professores do Nota Êxito, que só começam a dar aulas em casa dos alunos após um apertado escrutínio e são avaliados pela direcção pedagógica da empresa com uma nota, que pode subir ou descer, conforme corram as aulas durante o ano. Além disso, os pais também preenchem  inquéritos de satisfação.

Numa empresa que aboliu totalmente o papel e cuja força motriz é a internet (por exemplo, as entrevistas aos professores são todas feitas por videoconferência), o crescimento para os apoios online foi um passo natural. Assim, além do serviço ao domicílio, lançaram o NEO – Nota Êxito Online – que já ajudou alunos em Nova Iorque, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Portugal e Macau. O molde é o mesmo, mas a diferença é que as aulas são dadas por skype ou pelo hangout do Google. Os alunos e professores usam ainda um software que lhes permite fazer e corrigir exercícios no momento, rentabilizando totalmente o tempo do apoio.

Onde os explicadores e os alunos se encontram

Renato Chainho estudava na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto quando precisou de explicações. Ao procurar explicador, sentiu que entre pesquisar anúncios, pedir referências a colegas e ainda ter que telefonar a cada um dos contactos a solicitar informações e preços, era moroso e “muitas não proporcionava  a solução que procurava”. E, de um problema, nasceu uma ideia: ao lado de outros fundadores, lançou a plataforma Explicas-me, que resumiu todo esse trabalho. Em Outubro de 2014 entrou no projecto Filipa Sousa.

O conceito é muito simples – os alunos entram na plataforma e, de forma totalmente gratuita, têm acesso a uma lista de explicadores. Para além disso, é possível segmentar resultados, seleccionando o grau de ensino, ordenando a oferta por preço ou distância, entre outros. A simplicidade da pesquisa é a principal razão do sucesso da plataforma.

Outra mais valia é a utilização de perfis de explicadores definitivos, em detrimento dos tradicionais anúncios temporários. Os perfis são bastante completos: com foto, descrição, curriculum vitae e um calendário com dias e horas a que o explicador está disponível.

Segundo Filipa, “neste momento, com a fase de exames a aproximar-se, temos sentido uma utilização crescente da nossa plataforma, com pedidos de explicação para as disciplinas sujeitas a exame nacional no ensino secundário e também para disciplinas do ensino superior.”

Os explicadores e centros de explicação – que já são mais de 2000 – “estão muito contentes pois conseguimos facilitar o encontro de novos explicandos, de uma forma simples e económica.”

mariana.madrinha@sol.pt