Mercado de Cascais está vivo

A proposta da Casa Agrícola Alexandre Relvas revelou-se tentadora: provar as colheitas de 2014 dos vinhos brancos e rosé da sua Herdade São Miguel. Para ‘cenário’, escolheram um restaurante que ainda não conhecia e que me fez despertar o bichinho da curiosidade. A sua localização – o Mercado de Cascais –, prometia novidades, pois instalar…

A frescura não engana e é tentadora, faltava ver a preparação e o serviço. Bem confeccionados e 'encaminhados' até à nossa mesa por pessoal simpático e eficaz, os vários pratos escolhidos aguardavam então o que ali nos tinha levado.

Começámos com um Herdade São Miguel Sauvignon Blanc e como sabemos que não é fácil trabalhar esta casta no Alentejo (mais precisamente no Redondo, numa propriedade de 175 ha em solos argilo-xistosos), fizemos a prova com enorme curiosidade. Um vinho que Alexandre Relvas afirma ir a encontro dos inúmeros pedidos de turistas que nos visitam e que se mostrou muito aromático (objectivo do enólogo Mário Andrade), com frutos tropicais e notas de espargos e a revelar untuosidade, muito vegetal  e persistência na boca. Dele se fizeram 7.500 garrafas e provou estar à altura da mariscada que não parava de chegar ao nosso prato.

O vinho que se seguiu foi o Colheita Seleccionada, fermentado em barricas de 400 litros onde permanece por muito pouco tempo. Apresenta aromas de frutos tropicais casados com notas de manteiga e revela muita frescura e bom ataque na boca. A passagem por barrica, ainda que rápida, conferiu-lhe complexidade e tornou-o um vinho gastronómico.

O casamento (sempre harmonioso) com os mariscos continuou com o Rosé, vinho que é fortemente exportado para a Bélgica e que já deu à Herdade São Miguel o título de maiores produtores de rosé no Alentejo. Um rosé com grande valor gastronómico, revelando frutos tropicais e frutos vermelhos, tudo marcado pela mineralidade e frescura.

Com os seus 20 anos de existência, a Herdade São Miguel produziu no último ano 3,6 milhões de garrafas e exportou 70%. E com esta prova, demonstrou bons vinhos para alegrar as tardes quentes de Verão.

jmoroso@netcabo.pt

Herdade São Miguel Sauvignon Blanc

Ano: 2014

Região: Alentejo

Casta: Sauvignon Blanc

Preço: 7 euros

Herdade São Miguel Rosé

Ano: 2014

Região: Alentejo

Castas: Aragonez e Touriga Franca

Preço: 5 euros

Herdade São Miguel Colheita Seleccionada

Ano: 2014

Região: Alentejo

Castas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier

Preço: 5 euros