Aung San Suu Kyi reúne-se com conselheiro de Estado chinês

A líder da oposição da Birmânia e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, reuniu-se hoje em Pequim com o conselheiro de Estado chinês, Yang Jiechi, um dia depois de iniciar a sua primeira viagem à potência asiática.

Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, Suu Kyi esteve com Yan, um dos primeiros membros do Governo a recebê-la, ainda que não tenham sido revelados detalhes sobre a reunião.

A Xinhua e a emissora CCTV são os únicos meios autorizados a cobrir a visita.

Na quarta-feira, a Nobel esteve com Wang Jiarui, vice-presidente da Conferência Consultiva do Partido Comunista e também diretor do seu Departamento Internacional.

Está previsto nos próximos dias que se encontre com o Presidente e primeiro-ministro chinês, Xi Jinping e Li Keqiang, respetivamente.

A China tem gerido com cautela a cobertura a viagem e ainda não garantiu que os encontros com Xi e Li sejam abertos à imprensa.

A líder chegou na quarta-feira à China para uma visita interpretada como uma tentativa de aproximação entre o seu partido e o Partido Comunista Chinês, a poucos meses das eleições birmanesas, no final do ano.

A Nobel, que passou 15 anos privada de liberdade, vai reunir-se também com empresas chinesas como a estatal Chinese Power Investment Corporation, companhia responsável por um projeto na Birmânia para construção de uma barragem no rio Irrawaddy, suspenso desde 2011 e que Pequim ter reativar.

Lusa/SOL