FMI faz ultimato. Grécia não tem desculpa e tem mesmo de pagar até dia 30

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional sublinhou hoje que a Grécia tem que pagar os 1,6 mil milhões de euros que deve à instituição no dia 30 de Junho, acrescentando que não há “período de graça” para Atenas.

FMI faz ultimato. Grécia não tem desculpa e tem mesmo de pagar até dia 30

"Há um vencimento no dia 30 de junho, não há período de graça. Se no dia 01 de julho [a dívida] não estiver paga, não está paga", disse Christine Lagarde, numa conferência de imprensa no Luxemburgo, antes da reunião do Eurogrupo onde será mais uma vez debatida a situação da Grécia.

 

A responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) — um dos credores internacionais da Grécia — adiantou ainda que Atenas tem que reformar o sistema de pensões, mas mantendo as mais baixas.

 

Os ministros das Finanças do euro reúnem-se hoje num encontro apontado como decisivo para um acordo sobre o programa de assistência à Grécia, que termina no final do mês, mas sem qualquer compromisso à vista.

 

A menos de duas semanas de expirar o programa de assistência financeira a Atenas e da data limite para a Grécia pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) — ambas a 30 de junho -, os ministros das Finanças da zona euro encontram-se no Luxemburgo, mas sem sequer qualquer esboço de compromisso sobre a mesa, já que as negociações ao nível técnico foram suspensas face às diferenças entre o Governo grego e os seus credores.

 

Com o cenário de incumprimento da Grécia cada vez mais presente, deverá assistir-se, no entanto, nos próximos dias a um último esforço por parte de todas as partes — já que tanto o Governo liderado por Alexis Tsipras como os parceiros europeus e credores são unânimes de que é desejável um acordo que permita à Grécia manter-se na zona euro -, não estando excluída a possibilidade de um Eurogrupo ou mesmo de uma cimeira extraordinária de líderes europeus — a 19 (zona euro) ou a 28 (o conjunto da UE) — para desbloquear um acordo.

Lusa/SOL