China encerra Cidade Proibida por 2 semanas

A China anunciou hoje que a Cidade Proibida vai estar fechada ao público entre 22 de agosto e 03 de setembro, quando terá lugar nessa zona um desfile militar para comemorar o fim da II Guerra Mundial.

O encerramento temporário do antigo palácio imperial e popular atração turística, situado em frente à praça de Tiananmen, não é a única medida que o regime chinês adotou para garantir que não há imprevistos nesse dia.

Além das restrições ao trânsito, a China vai encerrar os seus aeroportos durante a manhã de 03 de setembro, e adotará outras restrições no espaço aéreo da capital.

Entre sábado e o dia 04 de setembro, o espaço aéreo de Pequim estará fechado para helicópteros, balões, parapentes e aviões sem motor.

As autoridades chinesas já anunciaram que ordenaram o encerramento temporário das fábricas de Pequim e arredores e vão impor reduções à atividade de outras, para garantir que nesse dia os céus da capital estão limpos.

Está também a ser restaurada a porta de Tiananmen, a entrada do antigo palácio imperial da Cidade Proibida, onde se exibe o retrato de Mao Zedong.

O dia 03 de setembro foi declarado feriado nacional pelas autoridades chinesas e o desfile militar será o culminar de uma série de atos comemorativos do final da II Guerra Mundial.

O Japão invadiu a China em 1931 e não abandonou o território até depois da rendição oficial em setembro de 1945, num conflito que causou cerca de 20 milhões de mortos chineses, a maioria civis.

Lusa/SOL