Mau tempo vai continuar nos Açores

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para a continuação de mau tempo em todas as nove ilhas açorianas, que passam a estar sob aviso laranja da meteorologia devido à previsão de chuva.

Os grupos central e oriental dos Açores estavam sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro por causa das previsões de chuva forte, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou o nível de aviso para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja referente a precipitação vai vigorar nos grupos ocidental, central e oriental até às 18h00 de hoje.

As nove ilhas dos Açores estão ainda sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje por causa das previsões de trovoada.

Num aviso emitido esta manhã, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que "permanecem as condições de forte instabilidade atmosférica em todo o arquipélago" e recordou que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis", recomendou "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

O meteorologista Carlos Ramalho, do IPMA, nos Açores, adiantou à Lusa que "só a partir de sexta-feira é que se verificará uma melhoria gradual" no tempo no arquipélago.

Devido ao mau tempo, três famílias foram retiradas das suas casas durante a madrugada no lugar da Pedreira, concelho do Nordeste, tendo havido populações que chegaram a estar isoladas, segundo disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

Além disso, várias estradas e caminhos ficaram obstruídos, soterrados e danificados.

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou 32 ocorrências, sem vítimas, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Lusa/SOL