Novo Banco. BdP diz que ‘oportunamente’ anunciará resultado do processo negocial

O Banco de Portugal (BdP) reiterou hoje que iniciou negociações com os potenciais compradores que apresentaram propostas vinculativas na fase III do processo de venda do Novo Banco, remetendo para momento oportuno o resultado desse processo negocial que “está a desenvolver”.

Novo Banco. BdP diz que ‘oportunamente’ anunciará resultado do processo negocial

A agência Lusa contactou o regulador na sequência da notícia hoje divulgada pelo SOL, segundo a qual a venda do Novo Banco será adiada pelo menos até novembro, data em que o BCE termina os testes de stresse ao banco de transição.

O Diário Económico escreve também que a venda do Novo Banco deverá ocorrer depois das eleições, tendo em conta que a oferta da chinesa Fosun prevê um encaixe líquido de apenas 1,5 mil milhões de euros, metade do que pretende o BdP. Noutro sentido, a estação de televisão SIC divulgou que a Fosun abandonou as negociações.

Questionado sobre esta situação, o supervisor bancário responde que, "como já é do conhecimento público, o Banco de Portugal iniciou uma fase de negociações (Fase IV – Decisão Final) com os potenciais compradores que apresentaram propostas vinculativas durante a Fase III do procedimento de venda do Novo Banco".

Além disso, refere, que "oportunamente, o Banco divulgará o resultado do processo negocial que está a desenvolver para concretizar a venda do Novo Banco SA".

Depois de as negociações entre o Banco de Portugal e a chinesa Anbang terem falhado, o supervisor iniciou negociações com a Fosun.

O fundo norte-americano Apollo foi um dos candidatos que também apresentou uma proposta vinculativa na fase III do processo de venda do Novo Banco.

Lusa/SOL