Rui Vitória quer evitar ‘dissabores’ na estreia do Benfica na Champions

O treinador do Benfica alertou hoje para a necessidade de não se desvalorizar o Astana e frisou que os ‘encarnados’ querem evitar “dissabores” no encontro da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Rui Vitória quer evitar ‘dissabores’ na estreia do Benfica na Champions

"Temos um peso enorme na Europa, mas a pior coisa é desvalorizar quem quer que seja. Se não tivermos cuidado, podemos ter dissabores. O Astana tem o seu valor, temos de o respeitar, encontrar os seus pontos fortes e minimizá-los", afirmou Rui Vitória, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo de terça-feira, na Luz, da jornada inaugural do Grupo C da 'Champions'.

O técnico referiu que o Benfica tem "uma ambição muito grande" de vencer na estreia da fase de grupos, embora tenha realçado as qualidades do campeão do Cazaquistão.

"Vamos encontrar uma equipa que está a fazer um belíssimo campeonato, tem muitos jogos nas pernas e vai aproveitar saídas rápidas para o ataque. Tem um conjunto de jogadores de qualidade", adiantou.

Rui Vitória admitiu que o Benfica tem como objetivo atingir os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas salientou que, para isso acontecer, as 'águias' precisam de "provar dentro de campo" a candidatura à próxima fase.

"Ser candidato é provarmos isso dentro de campo. Este grupo quer fazer boa figura, quer passar a fase de grupos, mas não é uma tarefa fácil. Se assim fosse, já o teria feito várias vezes. Vamos com essa ambição, mas há três equipas que têm o mesmo objetivo que nós", referiu.

Por outro lado, o treinador não quer evitar "deslumbramentos" pela vitória 'folgada' de sexta-feira, diante do Belenenses (6-0), na quarta jornada da I Liga, embora realçando que esse resultado trouxe "confiança acrescida" ao plantel.

A poucos dias da deslocação ao Estádio do Dragão, Rui Vitória garantiu que o foco da equipa está exclusivamente no Astana.

"Jamais os meus jogadores irão pensar no próximo jogo, queremos estar neste a cem por cento. Temos tempo para pensar no jogo seguinte e recuperar os jogadores. A nossa preocupação é o Astana. Do FC Porto falaremos depois", disse.

Por seu lado, Nélson Semedo revelou o "sonho" de se poder estrear na Liga dos Campeões e alinhou pelo mesmo diapasão do treinador quando questionado sobre as aspirações do Benfica na prova.

"Para já o primeiro objetivo é ganhar o jogo de amanhã [terça-feira]. Temos de pensar jogo a jogo. É óbvio que queremos ir longe na competição, queremos passar a fase de grupos, mas o mais importante por agora é mesmo o jogo de amanhã", afirmou.

Apesar de ter conquistado um lugar no 'onze' de Rui Vitória, depois de duas épocas ao serviço da equipa B dos 'encarnados', o lateral direito frisou que tem "mantido os pés no chão" e que vai "continuar a trabalhar para continuar a merecer a confiança" do técnico.

Benfica e Astana jogam na terça-feira, a partir das 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, numa partida que será dirigida pelo grego Anastasios Sidiropoulos.

 

Lusa/SOL