EUA pedem à Coreia do Norte que se deixe de ‘provocações irresponsáveis’

A Presidência dos EUA apelou hoje aos dirigentes da Coreia do Norte para que evitem “provocações irresponsáveis”, depois do reinício do funcionamento de um reator considerado a sua principal fonte de plutónio com qualidade militar. 

EUA pedem à Coreia do Norte que se deixe de ‘provocações irresponsáveis’

"A Coreia do Norte deve abster-se de provocações irresponsáveis que só agravam as tensões regionais", declarou Josh Earnest, porta-voz do Presidente Barack Obama. 

Os dirigentes do país "deveriam antes cumprir os seus compromissos internacionais", acrescentou.

O anúncio do reinício do funcionamento de um reator nuclear foi feito imediatamente a seguir à evocação por Pyongyang da possível colocação em órbita, em outubro, de satélites, com recurso a foguetões, uma eventualidade que para a Coreia do Sul seria um "ato grave de provocação". 

A Coreia do Norte assegura que os disparos de foguetões visam colocar em órbita satélites para uso não militar, enquanto os EUA e os seus aliados consideram-nos testes de mísseis balísticos disfarçados. 

A China, principal aliada diplomática da Coreia do Norte, sempre protegeu Pyongyang de sanções internacionais mais pesadas. Mas os dirigentes de Pequim toleram cada vez menos a retórica agressiva dos de Pyongyang.

Lusa/SOL