Eslovénia detém na fronteira primeiro comboio da Croácia com refugiados

A polícia eslovena mandou hoje parar na passagem fronteiriça de Dobova, a oeste da capital croata, Zagreb, o primeiro comboio com cerca de 250 refugiados do Médio Oriente procedente da Croácia, noticiou a agência eslovena STA.

Eslovénia detém na fronteira primeiro comboio da Croácia com refugiados

Outros grupos de migrantes chegaram pela estrada ao posto fronteiriço croata de Bregana, mas ainda não puderam entrar na Eslovénia, segundo a televisão pública eslovena TvSlo.

A imprensa 'online' eslovena publica hoje fotos com migrantes sírios sentados na estrada com cartazes em que se lê "Somos apenas refugiados", "Queremos paz" e "Deixem-nos passar".

Cerca de 9.000 refugiados do Médio Oriente entraram desde quarta-feira na Croácia, vindos da Sérvia, e a grande maioria tem pressa de seguir caminho para a Eslovénia e, depois, para os países da Europa Ocidental, sobretudo a Alemanha e a Suécia.

Não é claro, contudo, como serão tratados na Eslovénia, cujo Governo anunciou hoje que "não permitirá a criação de um corredor para refugiados" no território do país.

O primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, disse hoje que o seu país está empenhado em proteger as fronteiras de Schengen.

As autoridades eslovenas anunciaram que devolverão à Croácia todos aqueles que não pedirem asilo na Eslovénia ou os que tentem passar a fronteira ilegalmente e sem documentos.

Embora Estado membro da União Europeia, a Croácia não faz parte do espaço Schengen, ao contrário da Eslovénia.

Alguns 'media' croatas noticiaram hoje que parte dos refugiados que entraram na Eslovénia já foi reencaminhada para a Croácia.

Lusa/SOL