Sociedade

Aylan Kurdi Caravan com ajuda portuguesa está já em Itália

A caravana de camiões TIR carregados de ajuda portuguesa para os refugiados está já a atravessar Itália, num percurso que termina na Croácia.

Os três camiões da Aylan Kurdi Caravan estão carregados com mais de 65 toneladas de comida, roupa, medicamentos e brinquedos que foram doados por milhares de portugueses de todo o país na semana passada. A ideia inicial era distribuí-los na Hungria, mas como o país fechou as fronteiras o destino final passou a ser a Eslovénia e a Croácia.

Três voluntários que estão na equipa de 10 pessoas que lançou esta iniciativa para apoiar os migrantes, estão a acompanhar de carro a caravana. Outros quatro estão já em Zagreb, na Croácia, a preparar a chegada e a fazer um levantamento das organizações mais necessitadas.

“A viagem está a decorrer sem imprevistos e mantemos a previsão de chegada à região amanhã”, confirma ao SOL Maria Miguel Ferreira, que partiu de carro com dois outros voluntários acompanhando os camiões. A caravana conseguiu uma autorização das autoridades francesas que lhes permitiu excecionalmente contornar a proibição de circulação de camiões em França ao fim de semana para poderem atravessar o país. Ontem à noite entraram em Itália, estando neste momento a atravessar o país.

“Os voluntários que seguiram na sexta-feira para Zagreb estão a visitar zonas de passagem dos refugiados e ONG locais para identificar onde os bens doados pelos portugueses fazem mais falta”, explica a empresária portuguesa que aderiu a esta iniciativa. 

 

Ontem à noite chegámos a Itália, onde parámos para descansar. Hoje estamos a atravessar o país. Por este andar, amanhã chegamos ao destino. Até já!

Posted by Aylan Kurdi Caravan on Monday, September 21, 2015

 

joana.f.costa@sol.pt