Portugueses foram mais ‘para fora cá dentro’ nestas férias

Os portugueses preferem fazer férias em Portugal, sobretudo junto à praia, e ficar em hotéis ou aparthotéis. Viajar de avião está a ganhar adeptos.

O perfil foi traçado num estudo da Marktest divulgado hoje.

Segundo o Target Group Index (TGI), que recolheu 350 testemunhos, este ano, mais de 60% dos portugueses fizeram férias fora de casa, mas ‘cá dentro’, refletindo um aumento face aos anos anteriores. Outros 19% escolheram Espanha. E França surge no terceiro lugar, com menos de 10% das respostas.

“Ao todo são mais de 40% os que optam por pagar estadia [em hotéis e aparthotéis], logo seguido dos que preferem a casa dos familiares ou amigos para passar as férias. Só 19% optou por alugar casa ou pouco mais de 15% tem casa própria para o efeito”, indica o TGI, que analisa os comportamentos de consumo em 60 países, incluindo Portugal.

Quanto a destinos, a praia continua a liderar.

Este ano, houve mais viajantes a escolher deslocar-se de avião “que num espaço de um ano vê o seu número de passageiros aumentar em mais de 200.000”, conclui ainda a pesquisa da Marktest, apontando o preço do bilhete como o fator mais importante na seleção da companhia aérea, embora o conforto e serviço a bordo e o horário dos voos também tenha influência.

ana.serafim@sol.pt