DECO: Qual é o supermercado mais barato perto de si?

A Associação de Defesa do Consumidor comparou quase 55 mil preços de cerca de 500 lojas em 77 concelhos. O Jumbo ganha a corrida.

A concorrência é renhida e, muitas vezes, a competição entre supermercados trava-se ao cêntimo. Ainda assim, “uma simples mudança de hábitos, como trocar alguns produtos por outros equivalentes, mas das marcas mais baratas, pode representar uma poupança média de 24%. Em muitas cidades, basta atravessar a rua ou virar a esquina para poupar também centenas de euros”, explica o estudo da DECO Proteste sobre preços dos supermercados.

Mas a escolha pela loja certa pode render aos consumidores uma poupança anual na ordem dos 350 euros, mostra o estudo.

A “cadeia Jumbo volta a vencer no território continental, a cadeia Continente Modelo ganha nos Açores e o Pingo Doce arrasa na Madeira”.

Por distritos, Lisboa, Faro e Santarém têm a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro visitado pela DECO. A poupança atinge sempre a casa dos 20%.

Do outro lado do barómetro, Guarda, Portalegre e Beja são os distritos com a menor diferença de preços, ou seja, onde o consumidor pode poupar menos. Também nas Ilhas, as diferenças rondam os 3%.

“Porto e Coimbra são as regiões onde a competição pelo título de mais barato é mais renhida”, refere a DECO.

Simulador para escolher a loja certa

Sob o lema ‘Quando o cinto aperta, a DECO Proteste ajuda a desapertar’, a Associação de Defesa do Consumidor apresenta um simulador de preços de supermercado.

No simulador, indique o distrito e escolha o tipo de cabaz. Para personalizar, marque as categorias de produtos na lista. “Os estabelecimentos que vendem os produtos mais consumidos por um preço mais barato recebem uma classificação melhor”. Ou seja, o supermercado mais barato em cada distrito obtém o índice 100. Os restantes índices são calculados em função deste”, explica a DECO Proteste.

Aceda aqui ao simulador da DECO Proteste

sandra.a.simoes@sol.pt