Advogado de ‘Bibi’ suspenso da advocacia por mais seis anos

José Maria Martins, o advogado que defendeu Carlos Silvino (‘Bibi’) no processo Casa Pia, foi suspenso por seis anos do exercício da profissão. Segundo um edital do Conselho de Deontologia da Ordem dos Advogados, a pena disciplinar foi aplicada por violação dolosa dos deveres profissionais e o seu cumprimento terá início assim que terminar a…

Advogado de ‘Bibi’ suspenso da advocacia por mais seis anos

No ano passado foi tornado público que o advogado tinha sido supenso por três anos depois de terem sido dadas como provadas as violações dos deveres impostos pelos Estatutos da Ordem dos Advogados, nomeadamente o de honestidade, probidade, rectidão, lealdade, cortesia e sinceridade.

Na altura, José Maria Martins ainda chegou recorreu da decisão, mas o órgão disciplinar acabou por concluir que houve desrespeito por esses deveres e ainda por outros como o da independância e de urbanidade.

As relações com os clientes e a correção na relação com os tribunais foram também alguns dos motivos invocados no processo. Essa primeira pena transitou em julgado em Abril do ano passado e está a ser cumprida pelo advogado. Só em 2017, portanto, quando termina o cumprimento da primeira sanção de três anos, é que José Maria Martins começará a cumprir esta nova pena de seis anos de suspensão (ficando  impedido de exercer então até 2023).

O Sol tentou sem sucesso contactar durante o dia de hoje o advogado.

carlos.santos@sol.pt