Cosmética low cost? Trate os principais problemas de pele em casa

Se fica com calafrios só de ver os preços dos produtos de cosmética e tem de fazer contas à vida quando pensa fazer um tratamento à pele, saiba que dentro da sua despensa ou frigorífico pode residir a solução para o seu problema. O site Everyday Health elaborou uma lista com os problemas mais comuns…

Hiperpigmentação e manchas

Sumo de limão e cebola são preciosos para este problema. Os ácidos de ambos quando combinados criam uma alternativa aos produtos de tratamento que muitas vezes contêm químicos demasiado agressivos.

Receita: misture um quarto de uma cebola com o sumo de um limão espremido e aplique na zona afectada. Ao fim de 10 a 15 minutos deve lavar a pele com um produto de limpeza.

Pele seca e calos nas mãos ou pés

Para umas mãos e pés hidratados e sem calosidades, os dermatologistas sugerem combinar leite de amêndoa com café moído. Isto porque o leite é rico em antioxidantes e vitamina E, que vai ajudar a proteger a pele dos radicais livres que danificam as células e diminuem o colagénio. Já o café moído proporciona exfoliação para permitir que a pele brilhe e fique radiante, limpando as células mortas.

Receita: Misture duas chávenas de leite de amêndoa com café moído numa tigela. Misture esta pasta em movimentos circulares nas mãos e pés.

Pele baça

Ter uma pele luminosa é possível sem ter de custar os olhos da cara. Para este efeito a receita passa pelo chá de menta. Renee Rouleau, esteticista norte-americana que aconselha e trata várias celebridades, não tem dúvidas sobre os efeitos desta bebida: melhora a circulação sanguínea, o que resulta numa pele radiante.

Receita: Beber uma chávena de chá de menta todos os dias.

Acne, pele com irregularidades e danificada pelo sol

Os morangos estão carregados de vitamina C e são uma fonte natural de ácido salicílico, recomendado para o tratamento da acne e outras afecções de pele que impliquem descamação. Este ácido tem o poder de limpar a pele e, quando combinado com mel, ganha um efeito antibacteriano. Resultado? Uma alternativa poderosa e eficaz às máscaras de rosto vendidas nas lojas.

Receita: Esmague três morangos e uma colher de sopa de mel. Aplique a mistura no rosto e remova-a passados 15 minutos com água morna.

Cabelo seco e frisado

Se o seu cabelo é rebelde e não consegue evitar que frise, deve ter em casa óleo de coco, já que este é um poderoso hidratante capilar e ajuda a dominar o cabelo.

Receita: Aplique uma colher de sopa de óleo de coco no cabelo depois de o lavar com champô. Deixe o óleo actuar durante 10 minutos e enxagúe com água fria, o que ajuda a fechar os fios capilares impedido que frisem.