Desta vez é a sério: Putin aceita debater homossexualidade com Elton John

Desta feita a notícia até foi adiantada pelo Kremlin: o Presidente russo Vladimir Putin telefonou ao músico britânico Elton John para agendar um encontro entre ambos onde serão debatidos os direitos dos homossexuais.

Desta vez é a sério: Putin aceita debater homossexualidade com Elton John

A ideia foi lançada pelo cantor, que em recente entrevista à BBC apelidou de “ridículas” as atitudes do líder russo em relação aos direitos dos gays. Nessa mesma entrevista, Elton John revelou que “gostava de falar com o Presidente”, mesmo prevendo que não obteria grandes ganhos: “Ele até pode rir-se nas minhas costas e chamar-me um idiota perfeito”.

O apelo parecia ter sido bem recebido quando, dias depois, o mesmo Elton John anunciou numa rede social que tinha acabado de receber uma chamada de Putin, assumindo-se “ansioso para discutir cara a cara a igualdade de direitos na Rússia”.

{relacionados}

Mas o anúncio foi rapidamente desmentido pelo Kremlin, percebendo-se mais tarde que se tratou de uma partida ao músico britânico feita pelo par de comediantes russos, Vladimir Krasnov e Alexei Stolyarov.

“Alexei fala muito bem inglês e fez o papel de secretário do Presidente, traduzindo a conversa. Eu era Vladimir Putin”, revelou Krasnov antes da transmissão televisiva da chamada que enganou o britânico.

Mas Elton John só precisou de esperar mais uma semana para ver a sua vontade satisfeita. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o Presidente da Rússia fez mesmo questão de ligar ao artista, pedindo até para que este “não fique ofendido” com a partida pregada.

Os dois combinaram um encontro, para “discutir qualquer tema de interesse”, assim que as suas agendas tenham tempo livre em comum.

Se depender de John, em cima da mesa estarão as controversas leis russas em torno da homossexualidade, incluindo aquela que em 2013 decretou a penalização de pessoas que divulguem informação sobre o tema a menores de 18 anos. 

nuno.e.lima@sol.pt