Semana Mundial do Espaço com várias atividades em Portugal até sábado

Palestras, experiências, oficinas e observações astronómicas são algumas das atividades previstas, até sábado, em vários pontos do país, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, iniciativa das Nações Unidas.

Em Portugal, as diversas atividades são dinamizadas por escolas, universidades e pelos centros Ciência Viva.

Na sexta-feira, a Universidade dos Açores recebe Alice Bowman, gestora de operações da NASA para a missão "New Horizons".

Alice Bowman falará sobre a exploração espacial, em especial da "New Horizons", a primeira sonda que chegou, a 14 de julho, ao planeta-anão Plutão.

Antes, na quinta-feira, no Observatório Astronómico de Lisboa, haverá oportunidade para saber como se faz uma viagem a Marte e ver os instrumentos históricos em exposição.

O programa nacional da Semana Mundial do Espaço inclui também oficinas dedicadas ao Sol e à identificação de estrelas, experiências temáticas sobre a rotação da Terra e a microgravidade e observações em planetário.

Instituída pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 1999, a Semana Mundial do Espaço visa assinalar "a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria da condição humana".

Este ano, comemoram-se "as novas descobertas espaciais que têm revolucionado o conhecimento" sobre a origem e o futuro da humanidade. 

Lusa/SOL