Euro à imagem do México-86

O Campeonato da Europa a realizar em França no próximo ano será disputado por 24 seleções, em vez das 16 que participavam desde a edição de 1996. Pela primeira vez na história, a fase final do Europeu vai adotar o formato que vigorou nos Mundiais de 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998, e que desapareceu…

Euro à imagem do México-86

Com o fim da fase de qualificação rumo ao Euro-2016, estão já definidas 20 das 24 seleções apuradas, faltando só encontrar o quarteto de repescadas, através do playoff agendado para novembro.

Mas o modelo de competição da fase final do Euro-2016, que Portugal só experimentou uma vez, no Mundial de má memória no México, em 1986, está definido há muito e introduz novos critérios de apuramento na fase de grupos e uma eliminatória adicional.

Em vez de se qualificarem as duas melhores seleções de quatro grupos, como acontecia até agora, as contas vão tornar-se mais complexas, o que aumentará a incerteza na última jornada. Com o novo formato, passam para a fase a eliminar as duas primeiras dos seis grupos necessários, e ainda as quatro melhores terceiras classificadas. Ou seja, só as últimas classificadas de cada grupo e as duas piores terceiras não terão lugar na fase seguinte.

Esta é a solução deste modelo de prova para que se mantenham em jogo 16 equipas e o ‘mata-mata’ possa começar nos oitavos de final e não nos ‘quartos’, como sucedia na versão anterior das fases finais, com 16 seleções.

A competição vai decorrer em 11 estádios, três dos quais novos – em Lyon, Nice e Bordéus – e cinco que sofreram obras de remodelação. A final será jogada no Stade de France, em Saint-Dennis, nos arredores de Paris, um recinto com capacidade para 81 mil espetadores.

O sorteio da fase final do terceiro Europeu disputado em França, com início a 10 de junho e final a 10 de julho, está marcado para o dia 11 de dezembro, em Paris.  

rui.antunes@sol.pt