Portugueses querem bater recorde mundial de escovagem de dentes

2.500 pessoas vão tentar bater o recorde mundial da maior escovagem de dentes coletiva e maior recolha de escovas de dentes para reciclar. 

A iniciativa, promovida pela Associação Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis (MOMS), está prevista para esta quarta-feira (21 de outubro), pelas 13H30, no Complexo Desportivo do Jamor.

O Doidos por Escovas de Dentes ( veja mais aqui ) é um evento desenvolvido no âmbito do Projeto EcoEscovinha, que tem como missão promover “estilos de vida saudáveis para as crianças e jovens, através da mobilização e alerta da comunidade em geral, na promoção de práticas corretas de escovagem de dentes e troca regular da escova como forma de prevenção de doenças orais”, explica a associação de defesa do ambiente Quercus, uma das entidades que apoiam o projeto, em nota enviada às redações.

Contribuir para a “redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEF) através da recolha e reciclagem das escovas usadas” é outro dos objetivos do Doidos Por Escovas de Dentes.

Durante o dia, as iniciativas estendem-se das 10h às 18h, com atividades como a entrega de galardões às escolas vencedoras dos concursos O EcoEscovão mais Criativo e Escola que mais Recolhe Escovas Usadas, que decorreram durante o ano letivo 2014/2015, onde participaram mais de 200 escolas que recolheram mais de 23 mil escovas (cerca de 335Kg de escovas).

As escovas usadas recolhidas durante esta iniciativa vão ser recicladas num operador licenciado para a reciclagem de plásticos mistos, e posteriormente transformadas em bancos de jardim produzidos em plástico reciclado, conclui a Quercus na mesma nota.

sonia.balasteiro@sol.pt