Sócrates dá entrevista na televisão

José Sócrates e a TVI já acertaram os detalhes de uma entrevista que irá para o ar, em princípio, esta semana. O dia ainda não foi confirmado, mas a estação de televisão deverá anunciar nas próximas horas.

Sócrates dá entrevista na televisão

Ao que o SOL apurou, o ex-primeiro-ministro terá ainda ponderado conceder a entrevista à SIC, mas ontem à noite era já certo que as primeiras declarações depois de ser libertado seriam dadas em Queluz.

Este sábado, José Alberto Carvalho e Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, foram vistos a sair da casa de José Socrates. Um encontro que ao que o SOL apurou terá sido determinante para segurar a entrevista.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, quando aterrou em Lisboa vindo de Paris, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. Desde aí esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora. Esta medida de coação só foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de setembro.

Atualmente está apenas proibido de sair do país e de contactar os restantes arguidos, bem como responsáveis do Grupo Lena, do Grupo Vale de Lobo, ou Caixa Geral de Depósitos.

Desde que foi detido nunca concedeu uma entrevista, trocando apenas correspondência com alguns meios de comunicação social. Primeiro, na prisão, foi proibido de prestar declarações em formato de entrevista, depois, desde que foi para casa, nunca mostrara disponibilidade.

carlos.santos@sol.pt