Sabe como reduzir as calorias do arroz? Basta cozinhá-lo desta forma

O arroz é um dos ‘alimentos base’ de várias gastronomias, mas é também conhecido pelos seus hidratos de carbono e pelos efeitos que estes têm no nosso corpo.

Mas temos boas notícias: um estudante e o seu mentor do College of Chemical Sciences, no Sri Lanka, desenvolveram uma técnica de cozinha que permite reduzir as calorias do arroz até 50%.

Se quiser poupar nas calorias, tem de cozinhar com antecedência, mas o processo é muito simples: juntar uma colher de chá de óleo de coco a água a ferver; depois deitar meia chávena de arroz nessa água; baixar o lume e deixar na água muito quente durante 40 minutos ou a ferver entre 20 a 25 minutos; guardar no frigorífico durante 12 horas; passado esse tempo é só aquecer e comer.

A explicação vem no site da American Chemical Society, em cujo congresso o estudo foi apresentado. Para o caso de querer fazer mais quantidade, ao Washington Post o investigador explicou que a quantidade de óleo é de cerca de 3% do peso do arroz que se vai confecionar.

Esta descoberta assenta exclusivamente em reações químicas e depende da gordura – que penetra no amido – e na refrigeração.

Há dois tipos de amido, o componente principal do arroz e que é um hidrato de carbono. Um é digerível, transformando-se em glicose em muito pouco tempo e, mais tarde, em glicogénio. Caso não consigamos gastar energia suficiente, o excesso de glicogénio acaba por aumentar o tamanho da nossa cintura.

O outro é o amido resistente, que não é digerido e, por isso, não é convertido em glicogénio ou glicose. Como o nosso organismo não está preparado para o digerir, não acumulamos calorias.

Vários estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos afirmam que é possível alterar os tipos de amido que se encontram nos alimentos, desde que se mude a forma como cozinhamos.

No caso do arroz, o método usado para o preparar pode alterar as suas componentes químicas. O arroz frito, por exemplo, tem uma maior quantidade de amido resistente do que o cozido, refere o Washington Post.

“Se conseguirmos reduzir a quantidade de amido digerível no arroz cozido, conseguimos reduzir o número de calorias”, disse Pushparajah Thavarajah, o professor que supervisiona o estudo.

“O impacto pode ser enorme”, acrescentou.

Para ver os artigos originais, em inglês, clique aqui e aqui

 

joana.alves@sol.pt