O cartaz da JSD que está a gerar polémica

A Juventude Social-Democrata está indignada com a aliança de esquerda e apela aos portugueses que se lhes juntem na causa. Mas o cartaz que foi publicado na página de Facebook da JSD, apesar de viral, conta com milhares de comentários críticos.

“Foi nisto que votou?”, questionam os jovens sociais-democratas no cartaz e na mensagem que publicaram na rede social. Pode ver-se em destaque António Costa, com Catarina Martins e Jerónimo de Sousa atrás. Mas no fundo correspondente a cada líder dos dois partidos mais à esquerda aparecem as imagens que geraram a polémica.

A líder do Bloco de Esquerda tem atrás de si uma ilustração com Vladimir Lenine, um dos pais do comunismo e da União Soviética. Já no fundo que acompanha o secretário-geral do PCP, a JSD colocou uma bandeira da União Soviética e um edifício destruído.

A acompanhar a imagem, a JSD escreveu: “Uma coligação negativa de partidos perdedores juntou-se para derrubar a coligação vencedora das últimas eleições legislativas”. E defende: “O voto dos portugueses foi claro: querem que Pedro Passos Coelho continue a ser Primeiro-Ministro de Portugal. Igualmente claro é que em nenhum momento lhes foi sugerida a hipótese de um programa de governo ditado por partidos radicais como o BE e o PCP ou por ficções políticas como o PEV”.

Com base nestes argumentos os jovens sociais-democratas pedem “a todos os portugueses – e aos jovens em particular – que manifestem a sua indignação”.

O post tinha já na manhã de quinta-feira mais de mil comentários, duas mil partilhas e mais de 3700 ‘gosto’.

Os comentários críticos têm-se multiplicado no post. “Talvez com um governo de esquerda estes meninos tenham um sistema educativo melhor e aprendam a não ser infelizes nos cartazes que fazem”, “Esta JSD é uma anedota preconceituosa sem piada” ou “completamente analfabetos, isso [edifício destruído no cartaz] simboliza a conquista de Berlim aos Nazis”. 

 

Foi nisto que votou?Uma coligação negativa de partidos perdedores juntou-se para derrubar a coligação vencedora das ú…

Posted by JSD – Juventude Social Democrata on Tuesday, November 10, 2015

 

Esta é uma ilustração da fotografia tirada pelos soviéticos durante a tomada de Berlim,em 1945, e que aparenta ser a que foi usada pela JSD. Uma fotografia histórica, que mostra um soldado da URSS a levantar uma bandeira no Parlamento Alemão, o Reichstag, simbolizando a vitória sobre os nazis.