Confirmada a morte do cérebro dos atentados

Abdel Hamid Abaaoud, que as autoridades creem ter sido o mentor dos atentados terroristas em Paris foi morto no assalto de ontem a Saint-Denis. A informação foi dada oficialmente, depois de o seu corpo ter sido identificado formalmente.

Confirmada a morte do cérebro dos atentados

"Abdel Hamid Abaaoud foi formalmente identificado, após comparação de impressões digitais, tendo sido morto durante o assalto do RAID (grupo de operações especiais da polícia nacional francesa) na Rua Corbillon, em Saint-Denis, na noite de 18 de novembro. Trata-se do corpo encontrado dentro do prédio, crivado de projéteis.", diz o comunicado.

Foi colocada a possibilidade de o homem, belga, ter organizado os ataques a partir da Síria, mas já ontem o Washington Post e o Der Spiegel afirmaram que tinha sido morto na operação policial.

Alguns órgãos de comunicação franceses avançaram ontem que a mulher que se fez explodir na manhã de quarta-feira, no mesmo ataque na localidade de Saint-Denis (na periferia da capital), seria a prima de Abaaoud.  

Teria sido esta mulher – cuja identidade ainda não foi formalmente anunciada – a levar as autoridades até ao grupo, visto que o seu telefone estava há muito a ser escutado por várias entidades, e pelas forças antiterrorismo desde os atentados de 13 de novembro.

Entretanto, o primeiro-ministro Manuel Valls já comentou a morte de Abdelhamid Abaaoud. “Sabemos que o cérebro destes atentados – um dos cérebros porque é preciso sermos particularmente prudentes e porque conhecemos as ameaças – se encontrava entre os mortos”, disse na Assembleia Nacional, citado pelo Libération. 

Atualizada

Homem que planeou atentados de Paris terá sido abatido pela polícia

Tv francesa: mulher bomba é prima do mentor dos ataques de Paris

teresa.oliveira@sol.pt