‘Arcarei com a minha responsabilidade’, diz Paula Teixeira da Cruz sobre votação na IVG

A deputada do PSD e ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz afirmou hoje à Lusa que assumiu a sua liberdade ao quebrar a disciplina de voto em relação à IVG e arcará com a responsabilidade.

‘Arcarei com a minha responsabilidade’, diz Paula Teixeira da Cruz sobre votação na IVG

Paula Teixeira da Cruz votou a favor dos projetos de lei apresentados por PS, BE, PCP e PEV para revogar as alterações à lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG) aprovadas na anterior legislatura por PSD e CDS-PP, divergindo assim do sentido de voto contra estabelecido pela sua bancada.

"Assumi a minha liberdade, arcarei com a minha responsabilidade", declarou a ex-dirigente social-democrata à agência Lusa, depois de questionada sobre eventuais consequências do seu voto. Por sua vez, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, não quis falar do assunto.

Fonte parlamentar relatou à Lusa que houve conversações prévias entre os dois sobre este assunto. Paula Teixeira da Cruz também nada quis adiantar sobre procedimentos internos relacionados com o seu voto.

Os diplomas hoje aprovados na generalidade, e que serão agora debatidos em comissão, se forem confirmadas em votação final global, revogarão as taxas moderadoras na prática da IVG, e normas como a obrigatoriedade de a mulher comparecer a consultas com um psicólogo e um técnico de serviço social.

Estas normas foram introduzidas na lei da IVG pela então maioria PSD/CDS-PP, no último plenário da anterior legislatura, na sequência de uma iniciativa de cidadãos promovida por opositores da lei do aborto.

Lusa/SOL