Semana traumatizante acelera união anti-EI

O massacre de Paris dominou o mediatismo, mas ao atingir também outras potências mundiais a barbárie do Estado Islâmico (EI) provocou uma união antiterrorista global difícil de imaginar há poucos dias. Ontem, o anúncio da execução de um cidadão chinês – o primeiro a ser vítima do grupo – levou Pequim a juntar-se a Moscovo…

Semana traumatizante acelera união anti-EI

Dois dias antes, Vladimir Putin abandonara a resistência à tese para se render às evidências que revelam ter sido uma bomba do EI a derrubar o avião da Metrojet que a 31 de outubro se despenhou na Península do Sinai com 224 pessoas (incluindo 219 russos) a bordo. “Vamos encontrar os responsáveis em qualquer canto do planeta. E castigá-los”, prometeu o Presidente russo.

Num discurso que levou muitos a recordar a determinação com que enfrentou o terrorismo checheno há 15 anos, Putin apelou às forças russas para “não se verem limitadas por qualquer lei para identificar todos os responsáveis”. Anunciou uma recompensa de 50 milhões de dólares a alguém que ceda informações relevantes sobre os criminosos e, tal como a França, prometeu não “apenas continuar” os esforços militares na Síria mas “intensificá-los de forma a que os assassinos percebam que a retaliação é inevitável”.

De Gaulle a caminho

Então responsável por apenas 12% dos bombardeamentos feitos na Síria pela coligação internacional liderada pelos EUA, a França iniciou no domingo uma fase de intensificação dos ataques a posições do Estado Islâmico. Antes da chegada do porta-aviões Charles de Gaulle – o maior navio de guerra da Europa saiu de Toulon na quarta-feira, acompanhado por um submarino e várias fragatas e transportando 40 aeronaves -, os 13 aviões de guerra franceses na região largaram mais de 70 bombas em três noites.

Raqqa, a cidade síria que serve de capital ao autoproclamado califado do EI, foi o alvo preferencial das operações que também visaram Aleppo e Idlib. Após “coordenação próxima com o Presidente François Hollande”, Putin anunciou na terça-feira que mísseis cruzeiro, bombardeiros de longo alcance e outros aviões da força aérea russa iriam juntar-se aos ataques franceses. Hollande fixou o objectivo na “aniquilação de um exército que ameaça o mundo inteiro”.

Para Obama, que considerara a tragédia de Paris um “ataque ao mundo civilizado”, a resposta russa era a esperada. “Obviamente haverá mais oportunidades de cooperação no combate ao EI”, diz o norte-americano.

Promessas de unidade que chegaram também do Reino Unido, Itália e até da China, país que evitara envolver-se no conflito sírio até ao momento em que os terroristas anunciaram ter executado Fan Jinghui, um consultor de 50 anos que tinha sido dado como refém do EI em setembro. Ao saber que Jinghui fora “cruelmente assassinado”, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês emitiu um comunicado a anunciar que o país “atacará qualquer atividade terrorista que desafie as linhas básicas da cultura humana”.

Pânico em Raqqa

Nesta coligação improvável há ainda muitas arestas por limar: Obama recorda que a “Rússia mantém o interesse em defender o regime de Assad”, algo que considera “inimaginável”; e França e Rússia têm neste momento resoluções concorrentes sobre o combate ao terrorismo para apresentar no Conselho de Segurança da ONU. A dividi-las está o facto de a Rússia exigir que o combate a terroristas se faça apenas nos países que o solicitam (uma alusão aos bombardeamentos da coligação dos EUA na Síria sem aprovação de Assad), o que levou a que o Reino Unido vetasse a proposta em setembro. O tema deve ser debatido na visita que Hollande fará a Moscovo na próxima quinta-feira.

Uma missão terrestre desta grande aliança estará ainda fora do horizonte, mas os primeiros passos já começam a dar resultados. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, a morte de mais de 30 militantes nos primeiros dias de bombardeamentos levou os líderes do EI a suspender a proibição de saída da cidade, dando início a um processo de retirada para Mosul.

nuno.e.lima@sol.pt