Deco denuncia armadilha na oferta de rastreios de saúde

Os consumidores são contactados por telefone para, supostamente, fazerem rastreios de saúde gratuitos

A associação de defesa do consumidor alertou hoje para a oferta de rastreios de saúde gratuitos que acabam por se revelar uma armadilha para o consumidor.

A abordagem é feita por telefone, com os consumidores a serem convidados a deslocarem-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos. Habitualmente, são locais que não levantam suspeita, como por exemplo, as instalações dos bombeiros voluntários ou coletividades.

Já no local, os consumidores são levados a adquirir determinados produtos ou tratamentos e, como normalmente são de valor bastante elevado são levados pelo comercial até uma caixa multibanco, isto caso não disponham do valor em dinheiro. O público-alvo destas campanhas de rastreios são consumidores com mais de 50 anos, com queixas clínicas, a quem é prometida a resolução dos problemas de saúde e lembrada a necessidade de fazer exames regulares devido à idade.

A Deco não avança com números mas garante que continua a receber queixas relacionadas com este tipo de fraude. Segundo a entidade, existem ainda situações em que não são cumpridos os prazos de reembolso e lembra que estes contratos podem ser cancelados no prazo de 14 dias.