Ministro quer médicos com mais de 55 anos a trabalhar nas urgências

O Ministério da Saúde está a estudar uma forma de os médicos com mais de 55 anos continuarem a fazer urgências, por considerar que estes são uma garantia de segurança clínica do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Adalberto Campos Fernandes falou ontem aos jornalistas à margem da audição na comissão parlamentar da Saúde. O ministro…

Questionado sobre a forma como a equipa ministerial vai convencer estes profissionais a fazer urgências após os 55 anos, Adalberto Campos Fernandes lembrou que está em curso uma nova fase da reorganização das urgências. A este propósito, sublinhou a importância de “alterar o paradigma da procura” das urgências hospitalares, que ascende a seis milhões todos os anos.

Ainda no capítulo dos incentivos, Adalberto Campos Fernandes disse que espera convencer os médicos a trabalhar nas áreas com menos profissionais, proporcionando-lhes uma mais rápida progressão na carreira.

Antes da declaração do ministro da Saúde, o deputado Miguel Santos (PSD) falou aos jornalistas para dizer que, durante a audição na comissão parlamentar da Saúde, o ministro não foi capaz de dar garantias de que situações como a que terá levado à morte de um jovem no Hospital de São José, em Lisboa, por alegada falta de assistência especializada, não se repetem.

Adalberto Campos Fernandes estranhou a acusação e disse aos jornalistas que tinha acabado de informar os deputados de que no próximo dia 29 será apresentada a nova organização da Urgência Metropolitana de Lisboa (UML), bem como a forma como os profissionais serão financeiramente compensados. Relativamente ao caso da morte do jovem no Hospital de São José, que foi, de resto, a razão de o PCP ter solicitado a sua audição na comissão parlamentar da Saúde, o ministro disse esperar que terminem os trabalhos a decorrer na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e no Ministério Público.