Cameron ganha braço-de-ferro com Europa

A Comissão Europeia apresentou ao Reino Unido uma proposta para um “novo acordo” que dá provimento a uma série de reivindicações de David Cameron. Entre elas, o corte dos benefícios sociais para imigrantes na figura de um “travão de emergência” acionado quando o país ultrapasse um número pré estabelecido de entradas de trabalhadores estrangeiros. Também…

Cameron ganha braço-de-ferro com Europa

Cameron gostou do que foi apresentado, mas não teve a mesma reação de todos em sua casa, nomeadamente dos mais acérrimos defensores do ‘não’ à Europa. O documento terá de ter uma aprovação formal de todos os países da União Europeia no próximo Conselho de 18 e 19 deste mês. Para o conseguir, o primeiro-ministro britânico está numa ronda pelas capitais europeias.

Ontem esteve na Dinamarca e na Polónia. De Copenhaga veio com um apoio praticamente sem reservas. Inesperadamente, de Varsóvia também.

Este é o país mais afetado pelo ‘travão de emergência’, mas o líder de facto do país, Jaroslaw Kaczynski, presidente do partido conservador nacionalista Lei e Justiça, mostrou-se “muito satisfeito” com a conversa com Cameron.

Se tudo lhe correr bem, o referendo que prometeu sobre a permanência do Reino Unido na UE, em que fará campanha pelo ‘sim’, deverá acontecer em junho.