Eutanásia: Ministério pede intervenção da IGAS após declarações da bastonária dos Enfermeiros

O ministro da Saúde pediu, esta segunda-feira, uma intervenção por parte da Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS), com caráter de urgência, depois das declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, relativamente à eutanásia em hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

"Considerando as declarações proferidas pela senhora bastonária da Ordem dos Enfermeiros sobre alegadas práticas de eutanásia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministro da Saúde solicitou, com caráter de urgência e tendo em vista o cabal esclarecimento dos cidadãos, uma intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) com vista ao apuramento dos factos", lê-se num comunicado do ministério, citado pela Lusa.

O documento realça ainda a “total confiança nas instituições e nos profissionais do SNS” por parte do ministro da Saúde.

Recorde-se que Ana Rita Cavaco, em declarações à Rádio Renascença no passado sábado, afirmou que a eutanásia "já é de alguma forma praticada nos hospitais do SNS com médicos que sugerem essa solução para alguns doentes".