Combustíveis sobem na próxima semana

Atestar um depósito em Espanha com 60 litros de gasóleo paga em média menos 12 euros do que em Portugal. Já no caso da gasolina, a diferença é 17,5 euros por depósito.

Abastecer o seu carro vai ficar mais caro já a partir da próxima semana. Depois de um pequeno alívio nestes últimos dias, a gasolina deverá subir 1,5 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deverá aumentar dois cêntimos por litro.

A subida das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento em mais de 5% do crude estão na base deste agravamento dos preços.

Recorde-se que, o preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,357 euros. Já o gasóleo vale 1,124 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O que é certo é que valores podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Se tivermos em conta os últimos dados do relatório da Comissão Europeia, revela que, em Espanha, por exemplo, o preço da gasolina é de 1,065 euros. Ou seja, há uma diferença para Portugal de 0,292 euros por cada litro.

Para o gasóleo, as diferenças são de 0,195 euros por litro. Um litro deste combustível vale 0,929 euros no mercado espanhol.

Feitas as contas, atestar um depósito em Espanha com 60 litros de gasóleo paga em média menos 12 euros do que em Portugal. Já no caso da gasolina, a diferença é 17,5 euros por depósito.

Quarto lugar do ranking

Portugal surge em quarto lugar no ranking dos preços ao consumidor da gasolina 95, incluindo impostos, elaborado, semanalmente, pela Comissão Europeia. A tabela é liderada pela Holanda, Itália e Dinamarca. No caso do gasóleo, Portugal ocupa a 6ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o diesel sobe para o quinto lugar do ranking europeu enquanto a gasolina desce para a oitava posição.