Pintura do século XIX põe Lux a dançar

O Lux Frágil associou-se à campanha ‘Vamos pôr o Sequeira no lugar certo’: domingo, dia 20 de março, o valor da entrada na discoteca de Santa Apolónia (com o custo de seis euros) reverterá a favor do Museu Nacional de Arte Antiga, que se encontra a reunir fundos para adquirir ‘A Adoração dos Magos’, do…

A campanha surgiu em outubro do ano passado, depois de ter sido oferecida ao Museu lisboeta a possibilidade de comprar a pintura, e está previsto terminar em abril próximo.

Considerada uma obra-prima do género, ‘A Adoração dos Magos’ (1828) mostra toda uma pequena multidão de figuras mais ou menos exóticas mergulhada naquilo a que o historiador da arte José-Augusto França chamou “uma vaga de luz idealizada”. Ao centro da composição vê-se a Sagrada Família e os Reis Magos ajoelhados, a fazerem as suas ofertas ao Menino Jesus.

Nascido em 1768 em Belém, Domingos António Sequeira foi um dos grandes pintores portugueses do final do século XVIII, início do XIX. Estudou na Casa Pia mas aos 20 anos foi para Roma, onde completou a sua formação. Retratista da Corte e da aristocracia, fez também pinturas históricas e alegóricas. O Museu de Arte Antiga já possui várias obras suas emblemáticas (como ‘Família do Visconde de Santarém’ ou ‘A Coroação da Virgem’) e também os cartões e desenhos preparatórios que o pintor fez para ‘A Adoração dos Magos’, o que torna a aquisição ainda mais pertinente.