LifeStyle

Este é o país mais feliz do mundo

Estudo analisa 157 países e Portugal ocupa o 94º lugar da tabela.

A Dinamarca lidera o primeiro lugar no "ranking" global da felicidade, ultrapassando a Suíça. Esta é uma das conclusões do estudo realizado pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e o Earth Institute, da Universidade de Columbia e que engloba 157 países.

Já Portugal ocupa o 94º lugar da lista e surge atrás de países como o Paquistão e o Kosovo.

Os Estados Unidos surgem na 13ª posição, o Reino Unido na 23ª, França na 32ª e Itália na 50ª. A vizinha Espanha ocupa o lugar 37.  

No outro extremo do ranking estão Madagáscar, Tanzânia, Guiné, Ruanda, Benim, Afeganistão, Togo, Síria e Burundi – os dez países menos felizes do globo.

Com o objectivo de "examinar os fundamentos científicos" do bem-estar social, o relatório, que vai na sua quarta edição, classifica 157 países por níveis de felicidade tendo em conta factores como o PIB per capita, apoios sociais, esperança de vida, liberdade de escolha, percepção da corrupção.

O relatório de 2016 mostra que três países em particular, Irlanda, Islândia e Japão, foram capazes de manter os seus níveis de felicidade, apesar de choques externos, como a crise económica pós-2007.