Gostava de ‘reencarnar’ numa árvore?

A esperança média de vida é cada vez maior, mas a população continua a crescer e os cemitérios a ficarem sobrelotados. Se a cremação não é algo que lhe agrade, esta pode ser uma opção a ter em conta.

O projecto italiano Capsula Mundi quer desenvolver uma cápsula orgânica e biodegradável que transforma um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore.

O funcionamento é semelhante ao de um caixão: O corpo é colocado numa cápsula e enterrado. Depois é plantada uma árvore por cima da mesma – o objectivo é aproveitar a matéria orgânica produzida a partir da decomposição do cadáver, que irá fornecer os nutrientes necessários ao crescimento da planta.

A Itália tem regras muito rígidas no que diz respeito a celebrações fúnebres e enterros. Por isso, a Capsula Mundi criou uma associação que pretende juntar o máximo de apoiantes para, posteriormente, pedir a modificação das leis ligadas a estas questões. Só depois é que os designers Anna Citelli e Raoul Bretzel poderão finalizar o seu projecto.

Para saber mais clique aqui