O bom, o mau e o vilão (leia-se Ronaldo)

O estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foi tela, ou melhor, relvado, de um autêntico Western, ao estilo de ‘O Bom (Bulgária), o mau (Portugal) e o vilão (Ronaldo). É que a Seleção Nacional não resistiu a um disparo dos búlgaros que parecia inofensivo e acabou por somar a 5.ª derrota (1-0) na era Fernando…

O bom, o mau e o vilão (leia-se Ronaldo)

Corria o minuto 67' quando se deu o momento chave do jogo. Já Marcelinho, num lance de contra-ataque ainda no primeiro tempo (19'), tinha colocado os búlgaros em vantagem, quando o árbitro da partida apontou para a marca de grande penalidade, após um corte com o braço dentro da área. Ronaldo foi chamado para converter o penálti e restabelecer a justiça no resultado, mas a vontade do camisola 7 esbarrou nas luvas do guardião Stoyanov. E a igualdade também.

Podia parecer (quase) impossível à partida, mas o número 12 da Bulgária conseguiu deixar o homem 3x Bola de Ouro na sombra. A mesma que engoliu a eficácia dos portugueses. Os pupilos de Fernando Santos tiveram várias oportunidades para marcar, mas nunca conseguiram encontrar o caminho do golo.

Com 4 penáltis falhados esta época, Ronaldo não evitou a 1.ª derrota de Portugal em Leiria (ao 9.º jogo). E logo no primeiro de 5 jogos de preparação para o Euro-2016, em França.

Um resultado que promete não fazer mossa na Seleção, já que o encontro era a feijões, mas que certamente não deixou os adeptos que marcaram presença em Leiria contentes. É que é preciso recuar até 1981 para encontrar o último desaire nacional frente à Bulgária (5-2, na altura).

As pazes podem ser feitas já na próxima terça-feira, no mesmo relvado, frente à Bélgica, a número 1 do ranking. De certeza que Fernando Santos espera outro filme. E os adeptos da equipa das quinas também. Que venham as pipocas e role a bola.