Imposto de gasolina: camionistas ameaçam parar

Governo adiou solução para o setor para reunião no dia 18 de abril.

Os camionistas acusam o Governo de continuar a não resolver os problemas causados pelo aumento do ISP. As associações do setor estiveram reunidas esta quarta-feira com o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e acusam o Executivo de, mais uma vez, ter adiado a discussão. Está marcado um novo encontro para 18 de abril, mas esta iniciativa é considerada insuficiente para a  Associação Nacional de Transportadores Portugueses (ANTP). 

«O Governo adiou decisões para uma nova próxima reunião, quando o nosso problema é o dia-a-dia, em que enfrentamos a concorrência imediata de empresas que abastecem gasóleo em Espanha, pagando menos 30 cêntimos por litro», garantiu Márcio Lopes, responsável da ANTP. 

Com este impasse, o responsável acredita que haverá duas consequências práticas, que o Governo terá de ter em conta: «Uma é quando começar a aumentar o número de falências de pequenas empresas de transporte rodoviário que não vão aguentar as margens tão esmagadas, sem rentabilidade, que estão a ser praticadas no mercado. E outra é quando o descontentamento existente no setor for manifestado publicamente com uma paragem do país».

Mais optimista está a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), ao acreditar que existe uma plataforma de entendimento. «A perda de competitividade do setor está reconhecida. É do senso comum. Encontramos aqui alguns pontos de convergência, sendo que são matérias que carecem que algumas reuniões de trabalho. Portanto, ficou definida uma próxima reunião dia 18 de Abril e vamos aguardar com expectativa o desenrolar destes trabalhos», disse o vice-presidente da associação, Nelson Sousa.