Axl Rose “em grande forma” no arranque da digressão dos AC/DC

“Prazer em conhecer-vos”, disse o vocalista no final da segunda canção e até ao fim do concerto Axl Rose não pareceu deslocado no seu novo papel.

A chuva deu tréguas no Passeio Marítimo de Algés para receber o grupo australiano AC/DC que começou, em Lisboa, a sua nova digressão europeia. Axl Rose substitui o vocalista Brian Johnson, numa noite em que se previa chuva e ventos fortes. Mas tudo não passou de uma ameaça e acabou por tranquilizar as cerca de 60 mil pessoas que estavam ansiosas para ouvir a banda.

O grupo subiu ao palco pouco passava das 21 horas e as atenções estavam voltadas para o vocalista substituto. Axl apareceu sentado no trono, culpa da sua lesão, mas não deixou Angus Young e Cliff Williams envergonhados. O vocalista dos Guns'N'Roses fez mesmo justiça à habitual adrenalina da banda

“Prazer em conhecer-vos", disse o vocalista no final da segunda canção e até ao fim do concerto Axl Rose não pareceu deslocado no seu novo papel.

Também a brilhar esteve Angus Young, o único elemento fundador ainda no grupo. O homem do uniforme não parou um minuto durante quase duas horas de concerto.

Back in Black, You Shook Me All Night Long, Highway to Hell, Shoot to thrill e Rock or bust – esta última dá título a esta digressão de doze datas na Europa – foram alguns dos êxitos da banda ouvidos nesta primeira noite de arranque de digressão.

Polémica em torno da substituição

A escolha de Axl Rose, fã de longa data da banda, provocou uma pequena revolução nas redes sociais e houve quem chegasse a pedir a devolução dos bilhetes. Mas nada que tenha causado problemas com a banda. Chegaram a Portugal 15 dias antes do concerto para vários dias de ensaio.

Axl foi convidado para substituir Brian Johnson, obrigado a deixar de atuar ao vivo, por problemas auditivos. O vocalista dos s Guns'N'Roses já se mostrou, entretanto, disponível para continuar. Isto porque a sua contratação diz respeito apenas aos concertos marcados para a Europa.

Durante a semana de ensaios, chegou a admitir que “não sabia se o conseguiria fazer”. “Nunca tinha tentado cantar essas canções profissionalmente, mas muitas delas conhecemos instintivamente as letras, por isso foi só ensaiar", contou Axl Rose.

Depois de Portugal, o grupo fará mais 11 concertos até 12 de junho, em diferentes cidades europeias.

Os concertos anteriores dos AC/DC, em Portugal, aconteceram em 1996, no Estádio do Restelo, e em 2009, no estádio Alvalade XXI, ambos em Lisboa.

Os norte-americanos Tyler Bryant and the Shakedown fizerem a primeira parte do concerto e vão acompanhar a banda australiana nesta digressão europeia.