Rita Ferro Rodrigues sai em defesa de Carolina Patrocínio

A apresentadora Rita Ferro Rodrigues utilizou a plataforma Capazes para defender Carolina Patrocínio, após a polémica em torno de uma fotografia partilhada nas redes sociais pela também apresentadora do programa da SIC, “Fama Show”.

“Carol perdoa-lhes: acham que podem observar constantemente o teu corpo como se de um animal raro se tratasse. Acham que o corpo é del@s não teu, percebes? Não compreendem a mulher feliz, livre e cheia de auto-estima que és. Isso dá-lhes cabo da cabeça”, lê-se na publicação, onde surge ainda o hastag: #nomeudecotemandoeu.

"Carol perdoa-lhes: acham que podem opinar sobre o teu decote, sobre o teu peito. Acham que têm o direito de te dizer o que podes ou não vestir".

Rita Ferro Rodrigues aproveita para explicar aquilo que está na base das criticas dos utilizadores das redes sociais: os ossos do peito de Carolina Patrocínio, visíveis através do decote do vestido.

“Nem sequer sabem que o que fazes (vestir o que queres sem qualquer complexo) é tão libertador para outras mulheres e homens que tal como tu, nasceram com Pectus Excavatum (deformidade do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax)”.

A apresentadora refere ainda que os casos mais graves de Pectus Excavatum levam mesmo a “falência de funções cardíacas e respiratórias”, mas ressalva que este não é o caso de Carolina Patrocínio. Realça ainda o caso de diversos jovens que sofrem do mesmo problema e que, por isso, são vítimas de bullying ou têm vergonha de mostrarem os ossos do peito – evitando ir à praia ou usar decotes.

“El@s não sabem Carol, estão preocupados em julgar e em agredir. Não têm a tua grandeza. Ficam incomodados com a tua auto-estima”.

A publicação termina ainda com uma série de elogios à apresentadora do “Fama Show”, destacando as suas qualidades enquanto mulher, colega de trabalho, atleta e mãe. “E continua a ser forte e feliz como és”, conclui Rita Ferro Rodrigues.

Carolina Patrocínio, por sua vez, agradeceu o texto, através da sua página de Facebook.