Mais de 9 mil viaturas atravessam por dia o Túnel do Marão

Cerca de 300 mil veículos atravessaram o Túnel do Marão no primeiro mês após abertura desta infraestrutura ao público a 8 de maio deste ano.

Estes dados, divulgados hoje pelas Infraestruturas de Portugal (IP), correspondem a um tráfego diário nesta autoestrada de 10.803 veículos, lê-se hoje no Observador.

Segundo esta publicação, a IP afirmou que estes dados superam “em 10% as estimativas definidas no cenário base” que previa para 2016 “um tráfego médio de 9.882 veículos por dia” nesta via.

Logo no primeiro dia, após a inauguração presidida por António Costa, a Autoestrada do Marão, que liga Vila Real e Amarante, num percurso total de seis quilómetros, foi atravessada por 17.826 viaturas.

Como consequência da abertura desta nova autoestrada, o trânsito no IP4 registou uma forte quebra de volume de tráfego tendo havido uma clara transferência do mesmo para a nova via

Durante anos o Túnel do Marão foi reivindicado pela população transmontana a fim de fazer frente ao complicado IP4, que durante quase 30 anos foi a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral e no qual foram registados diversos acidentes graves.

A inauguração da Autoestrada do Marão realizou-se em Maio de 2016 após três paragens nas obras, que tiveram inicio em 2009.