Túnel do Marão fez meio milhão de euros no primeiro mês

Foi das parcerias público-privadas (PPP) que mais pesou para os cofres do Estado.

O Túnel do Marão – que liga Amarante a Vila Real – encaixou meio milhão de euros com portagens só no primeiro mês de funcionamento da nova autoestrada.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, as portagens cobradas na nova autoestrada vão dos 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

Para a Infraestruturas de Portugal, “o elevado nível de circulação, 11.090 veículos por dia" é "bem demonstrativo da grande importância da nova ligação rodoviária para toda a região”.

Nos dias úteis da semana, em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se um pouco acima dos nove mil veículos diários, um valor que está “em linha com as estimativas delineadas pela IP”.

O Túnel do Marão abriu ao trânsito a 8 de maio e e até ao dia 8 de junho foram mais de 332 mil os veículos a circular na autoestrada.

Só no ano passado, os encargos com esta infraestrutura foi  de 56,2 milhões de euros, sendo que o empreendimento contou com financiamento comunitário. Foi das parcerias público-privadas (PPP) que mais pesou para os cofres do Estado.