“Volta para África”: homem insultado no Reino Unido explica como tudo aconteceu

O caso ocorreu em Manchester

Os casos de xenofobia têm vindo a aumentar desde o referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Num vídeo divulgado esta terça-feira nas redes sociais, é possível ver três britânicos a insultar um passageiro que se encontrava no elétrico, em Manchester.

"Sai do elétrico! Dás-me nojo" e "És um imigrante sujo. Volta para África" são alguns dos insultos que se podem ouvir no vídeo.

Logo a seguir, uma mulher que se encontrava no elétrico reagiu: "Vocês são uma desgraça. São uma vergonha absoluta para a Inglaterra". A polícia também já se pronunciou sobre este incidente, descrevendo-o como "uma atitude repugnante de abuso, que francamente não tem lugar na sociedade".

Entretanto, o homem insultado no elétrico já reagiu publicamente. “Tudo começou quando eu pedi aos indivíduos que tivessem atenção à forma como falavam. Era muito cedo, estavam crianças no elétrico e eu percebi pela cara das pessoas à minha volta que estavam incomodadas com a forma como estas pessoas estavam a falar”.

“Penso que o resultado do referendo fez com que as pessoas achassem que podiam justificar os seus atos. Não é, não é aceitável (…) Estou em Manchester há pouco tempo, mas vivo no Reino Unido há 18 anos e considero este país a minha casa. Já tinha passado por uma situação semelhante, mas acho que esta foi a segunda vez em 18 anos que isto me aconteceu”, afirmou o jovem americano insultado nos transportes públicos.