Resposta de Erdogan pode provocar golpe de Estado no futebol

O alemão Mario Gomez foi o primeiro a anunciar o adeus devido à “situação política”. Entre férias e saídas antecipadas, portugueses escaparam – menos Tiago Pinto

Depois de Mario Gomez ter anunciado na quarta-feira que não permanecerá na Turquia devido à “situação política” do país, outras estrelas do futebol podem seguir–se – ontem, o “Hürriyet Daily News” avançava que o próximo será o holandês Robin van Persie.

Foi no Facebook que o avançado alemão se despediu dos adeptos do Besiktas, clube pelo qual fez 41 jogos e apontou 29 golos durante a última época. “Foi uma decisão difícil que me fez pensar muito”, disse na declaração escrita publicada no Facebook.

“Quero dizer pessoalmente aos fãs do Besiktas que é muito difícil para mim decidir que não voltarei a jogar por este grande clube, perante uma plateia maravilhosa, num estádio único”, continuou o alemão que, depois de ter falhado a convocatória para o Mundial de 2014, recuperou na Turquia a forma exigida para representar a Mannschaft.

“A razão está completamente ligada à situação política”, garantiu o agora ex–colega de Ricardo Quaresma – dupla vital na conquista do título nacional que fugia ao gigante de Istambul desde 2009. “É puramente devido aos terríveis acontecimentos dos últimos dias”, reforçou, antes de deixar desejos de ver os “problemas políticos resolvidos de forma pacífica e breve. Aí será o meu maior desejo voltar a representar o Besiktas”, garantiu o ídolo de adeptos reconhecidos pelo seu fanatismo.

Foi a primeira grande consequência da tentativa de golpe na liga turca. Van Persie, que tentou no Fenerbahce relançar a carreira – embora sem o sucesso de Gomez -, deve ser o próximo. Ontem falava-se de um empréstimo aos ingleses do Stoke City, o que seria um regresso à liga onde passou 11 anos entre Arsenal e Manchester United.

Tiago Pinto viveu noite de terror Há vários portugueses entre as dezenas de jogadores estrangeiros que podem seguir os passos das duas estrelas do futebol mundial. Começando por Quaresma que, depois de ter contribuído decisivamente para o triunfo de Portugal no Europeu, pode vir a ser cobiçado para sair do país pela segunda vez na carreira. O mesmo aconteceu com Nani, que ainda durante o Euro viu confirmada a transferência do Fenerbahce para o Valência.

Bruno Alves e Raul Meireles são outros dois veteranos com passado no campeonato turco mas que não jogarão este ano. Mas há quem ainda esteja para ficar. Tiago Pinto, ex-lateral esquerdo do Rio Ave e Sp. Braga e filho de João Vieira Pinto, vai continuar no Osmanlıspor, clube que representa há um ano – isto se conseguir superar o susto que apanhou na última sexta-feira: foi “uma noite de terror”, disse ao “Maisfutebol” na ressaca da noite golpista vivida em Ancara. “Durante toda a noite ouvimos as bombas e as munições dos aviões. A casa tremeu algumas vezes com os bombardeamentos”, contou o jogador, que foi apanhado num restaurante, na companhia de três companheiros do clube, e se refugiou em casa até acabar a confusão.