Fosun: grupo chinês que quer BCP está endividado e tem o rating no ‘lixo’

Depois de uma tentativa fracassada para comprar o Novo Banco, o grupo chinês vira-se agora para o BCP, em plena mudança de estratégia internacional. Empresa quer entrar em novos mercados mas terá também de vender ativos para fazer face aos encargos da dívida

O grupo chinês Fosun – dona da seguradora Fidelidade e da Luz Saúde – e agora interessada em comprar, numa primeira fase 16,7% do capital do BCP por 236 milhões de euros, prepara-se para vender ativos na ordem dos 40 mil milhões de yuans (cerca de 5,38 mil milhões de euros) até final de 2017 para reduzir a dívida e melhorar o seu nível de rating.

As agências de notação financeira Moody’s e Standardd & Poor’s colocaram o seu rating na categoria de lixo. “Vamos vender mais ativos para pagar as dívida”, revelou o presidente-executivo da empresa, Liang Xiujun, acrescentando ainda que a  Fosun tem revelado “uma grande capacidade” para obter bons ratings.

Em 2015, a dívida da Fosun Internacional totalizava os 15 mil milhões de euros em 2015, ou seja, um valor superior em 20 vezes o seu lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (EBITDA).

Leia o artigo completo no site do Jornal i